quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crimes violentos caem 10,8% nas regiões do estado da Bahia que são atendidos pela CICOM


O Centro Integrado de Comunicação (CICOM), aparelho criado para unificar as ações policiais que compõe o Sistema Estadual de Segurança Pública no que se refere ao processamento das telecomunicações, têm  contribuído significativamente para a redução da criminalidade.

Segundo dados do programa Pacto Pela Vida do Estado da Bahia, os municípios onde os Cicom foram instalados, houve um aumento de produção policial e uma redução de criminalidade, tendo em vista um melhor deslocamento de policiais e uma melhor atuação das forças de segurança.

No primeiro semestre de 2013, o número de crimes violentos letais e intencionais caiu 10,8%, sendo que em Itabuna que possui o quinto CICOM do Estado, houve uma redução ainda maior, cerca de 20%, comparada ao I semestre do ano de 2012.   

O CICOM em Itabuna foi inaugurada em Abril deste ano e funciona na sede do 15° Batalhão de Polícia Militar. 
Conta com um efetivo de 16 Policiais Militares, 8 policiais civis, 8 bombeiros e 17 atendentes que auxiliam a população 24 horas, atendendo as chamadas de 36 municípios do Sul do Estado, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Coaraci, Itajuípe, Buerarema e Almadina.

As ligações desses municípios através do (190) da Polícia Militar, (197) da Polícia Civil (193) do Corpo de Bombeiros são encaminhadas para a central que controla todas as viaturas no raio das 36 cidades, que são monitoradas por GPS, o que permite em tempo real saber qual a guarnição mais próxima da ocorrência solicitada, além de facilitar a comunicação via Rádio transmissor entre todas as viaturas, oferecendo mais agilidade e eficiência no serviço prestado a população.

Em Itabuna o CICOM é comandada pelo Capitão PM Francisco, que destaca a importância da população em utilizar conscientemente os serviços da central, pois todas as ligações são gravadas e os números identificados, facilitando assim a implantação de um banco de dados, para por exemplo catalogar os números de telefones que efetuam trotes.

O Capitão ressalta também a importância do banco de dados, que permite recuperar ocorrências passadas, sendo possível o monitoramento constante da qualidade do atendimento, bem como a formatação de estatísticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário